terça-feira, junho 22, 2004

Os Caranguejos Não São Aracnídeos

Muitas joaninhas deve haver nesta terra. E digo isto porque, de cada vez que vou tirar a roupa do estendal, lá está uma joaninha. Bom, talvez seja sempre a mesma... E tem um fetiche qualquer com a minha roupa.
Em todo o caso, sempre é melhor ter uma joaninha na roupa que uma centopeia na casa-de-banho. Vista ao longe, pareceu-me (eu sou míope) uma barata. Já me tinham dito que há umas quantas baratas na ilha. Das grandes e voadoras. E muitas lagartixas também. Mas não era uma barata. Não era uma lagartixa... Era uma centopeia! E estava na minha casa-de-banho. E foi o último sítio onde esteve... Invasão de propriedade privada, legítima defesa. Sim, esmaguei-a com o meu chinelo, mesmo antes de ter tempo de conferir se eram 100, as patas. Uma delas [das patas] ainda estrebuchou durante alguns segundos. E aí ocorreu-me a pergunta:
"Os insectos têm 6 patas
A centopeia 100
Logo, a centopeia não é um insecto.
[o silogismo termina aqui]
O que é, então?"
É um invertebrado artrópode da classe dos quilópodes. Já as baratas são insectos ortópteros da ordem dos blatídeos. Não sei como fiz confusão!

4 Comments:

Blogger Ricardo said...

Estou chocado. Estou chocado. Estou chocado. Então vais assassinar cruél e friamente o pobre do animalzinho??? A centopeia, com 100 patinhas, para mais não faz mal a ninguém, alimenta-se de parasitas e se por acaso se encontrava na casa-de-banho, decerto que estava em trânsito, a caminho de um mundo melhor... a centopeiazinha???

2:37 da tarde  
Blogger João Amaro Correia said...

mata! mata! mata!!!!!!!!!!!!

2:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

acho que sim

4:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

depois de esmagados n importa muito! :P

2:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home